“A Casa de Zabelê mostrou não só pra mim, mas para todas as meninas, que somos capazes de conseguir vitórias e que maior ideal de vida é nunca desistir. T. C. de P.
 

    

Buscar no site


 

Pintando o mundo de alegria

CASA DE ZABELÊ
Pinta o mundo de alegria

Por Liliane Pedrosa, do ARTE & FEST
 

 

          “Pintando o mundo de alegria” é o nome do espetáculo que a Casa de Zabelê irá apresentar no próximo dia 25, às 19h30, no Theatro 4 de Setembro, como parte das comemorações dos dezesseis anos de criação da entidade. Com coreografia de Kiara Lima, o espetáculo mostra através das cores um pouco da história das meninas que chegam à casa fragilizadas, muitas vezes por terem sido vítimas de violência. No início, a tristeza, o medo, a insegurança, sentimentos presentes no íntimo delas, são simbolizados no espetáculo pelo preto. Aos poucos, ele vai dando lugar às mais diversas tonalidades que revelam a busca por um mundo em que só haja respeito, amor, oportunidades de vida. Descobertas que as garotas integrantes do projeto chegam a fazer ao longo do período em que são assistidas pela Casa de Zabelê.
 
          “O espetáculo, de certa forma, mostra a vida das meninas desde que elas chegam a casa. Contam sua história, a trajetória aqui dentro, as oportunidades que vão surgindo com o tempo”. E o resultado deste trabalho está presente em cada ano de existência da Casa de Zabelê. São meninas que encontraram, depois dos traumas, um mundo lá fora em que suas potencialidades afloram através de um projeto de reconstrução de vidas em que atividades sociais, pedagógicas, desportivas, culturais, psicológicas e profissionalizantes ajudaram a quebrar o ciclo da violência. Aos poucos contextualizadas na família, na escola e na comunidade em que vivem, cada menina vai reconstruindo sua própria vida.
 
          A oficina de costura que funciona no local já revelou talentos e fez da Marca Zabelê Moda uma realidade. Peças despojadas e com estilo vêm aos poucos conquistando o gosto dos teresinenses. Jovens que aprenderam a importância da moda, algumas estão empregadas em grandes empresas locais. Há outras que hoje fazem faculdade de moda. Apenas alguns exemplos do trabalho da Casa, coordenado por Carla Simone e que conta com o apoio da Ação Social Arquidiocesana e da Prefeitura de Teresina.

 

 

 

 

 



Parcerias

ECPAT  Prefeitura de Teresina    ASA Teresina

Av. Pedro Freitas, S/N, Vermelha, CEP 64018-201
Teresina • Piauí • Brasil
Fones: (86)3215-9321 • Fax (86)3215-9320
E-mail: casadezabele@hotmail.com

 
Casa de Zabelê © Todos os direitos reservados - 2012 
Design by Kiko C@stro